Buscar
  • Alan Renier

H.P.LOVECRAFT - A revolução do horror clássico.


O Horror Cósmico


Howard Phillips Lovecraft é um dos grandes nomes no hall da fama da literatura de horror, revolucionando o gênero, ao misturar terror e ficção científica e dando origem ao subgênero chamado Horror Cósmico. Ao adentrar nesse território, o leitor é levado a profunda reflexão a respeito da própria existência, se deparando com a presença de outros mundos , em que seus habitantes expressam a mais pura insignificância do ser humano , em seu universo, Lovecraft nos faz perceber o quão pequenos e sem importância para o cosmos somos , ao apresentar criaturas cósmicas e etéreas de magnitude inimaginável, como por exemplo um deus adormecido constituído por uma nebulosa, sendo mantido em sono profundo por uma melodia enlouquecedora e ao mesmo tempo fascinante para os mortais que a deslumbram.


A coisa mais misericordiosa do mundo é, ao meu ver, a incapacidade da mente humana em correlacionar tudo o que sabe.
H.P. Lovecraft

O horror cósmico de Lovecraft , nos leva a temas nunca antes abordados na literatura de terror clássica, os protagonistas demonstram claramente sua impotência diante divindades inimagináveis para a mente humana comum , levando seus personagens a manifestação da pura loucura, ,somente por se deparar com um ser ou plano de existência que seria impensável para uma mente sã.

image by ''fhtagnnn.com''


Os encontros mitológicos de Lovecraft, sempre são descritos como experiencias alucinantes, que confrontam a realidade dos protagonistas ao se depararem com tais aberrações. O ambiente manicomial também se faz muito presente em certas obras de Lovecraft, reforçando o fato de que toda a existência do oculto não foi feita para mentes comuns, como por exemplo na escrita e pronuncia de nomes dos seres de sua mitologia , onde a sonoridade e ortografia parecem impossíveis de existir, remetendo a uma estrutura quase que gutural, sendo referidos até mesmo pelo próprio autor como impronunciáveis.


Toda a mitologia de Lovecraft é descrita como anterior a toda a humanidade, e anterior ate mesmo a primeira forma de vida a surgir no planeta, esta que ao passar dos milênios foi se mesclando a diversas sociedades, criando um verdadeiro sincretismo com as mais diversas culturas ao redor do globo. Muitas vezes descrita como lenda e contos de povos antigos, de sociedades secretas ou de culturas antigas que ruíram antes mesmo de serem conhecidas pela cultura moderna atual.


Aquilo que não está morto pode jazer eternamente e com eras estranhas, até a morte pode morrer
H.P. Lovecraft

O horror cósmico de H.P.Lovecraft nos traz um dos sentimentos mais fortes e agoniantes que se pode atrelar ao terror , a impotência, a sensação de não poder fazer absolutamente nada diante o perigo que nos cerca, um estado de espirito de puro choque e horror no qual não adianta fugir ou confrontar , mas tudo o que resta é o simples caminho da insanidade, diante de conhecimentos aterrorizantes que nenhuma mente saudável é capaz de suportar.

18 visualizações
  • © 2020 Área Literária. All Rights Reserved

  • Instagram
  • Facebook ícone social